HDDVDRip
Uma cópia do lançamento final do
HDDVD. A qualidade é bem maior que um DVDRip. HDDVDrips
são lançados em MKV (Matroska).
Blu-Ray
Rip (BRrip / BDrip)
Uma cópia do lançamento final do
Blu-Ray. A qualidade é bem maior que um DVDRip. BRRips
são lançados em MKV (Matroska) e MP4.
DDC
Digital Distribution Copy (DDC): Basicamente, o DDC tem
uma qualidade parecida à do DVDRip ou do R5, mas como
é em suporte digital, tem bem menos qualidade. Em outras
palavras, esta versão foi tirada de algum site restrito, e
foi colocada na Net, muito antes do DVD sair!
PPVrip
é um filme que é gravado a partir
da TV num sistema Pay-Per-View (PPV), isto é,
aqueles filmes que se pagam para ver na TVCabo! A
qualidade é quase a mesma que a de uma versão DDC!
RMVB
/ RM / RA
RMVB é a abreviação
para RealMedia Variable Bitrate, uma extensão de arquivos
multimídia com a taxa de bits variável. Em
média, cada arquivo em RMVB tem a metade do tamanho do que a
de um vídeo em DivX/XviD ( DVDrip ), porém com
qualidade semelhante. Tal formato provém do original RM
(RealMedia) e sua tecnologia é capaz de variar a taxa de
dados em relação à complexidade da
imagem disposta em cada quadro.
É o formato proprietário da Real
Networks, uma das principais adversárias da Microsoft no
segmento de multimídia online.
CAM
O CAM é um "rip" feito no cinema, normalmente
com uma câmera digital. Às vezes é
usado um tripé, mas na maioria das vezes isso não
é possível, deixando a filmagem tremida. Devido
aos lugares disponíveis no cinema também
não serem sempre no centro, pode ser filmado com
ângulos diferentes. Se cortado (cropped) adequadamente,
é difícil diferenciar, a não ser que
tenha legendas na tela, mas muitas vezes os CAM são deixados
com bordas pretas na parte de cima e de baixo da tela. O som
é gravado com o microfone embutido da câmera e,
especialmente em comédias, risadas são ouvidas
durante o filme. Devido a esses fatores, a qualidade de som e imagem
costumam ser muito ruins, mas as vezes, com sorte, o cinema
está quase vazio e apenas baixos ruídos
serão ouvidos.
Telesync
(TS)
Um telesync tem as mesmas características de
um CAM, só que usa uma fonte externa de áudio
(normalmente um fone de ouvido na poltrona para pessoas que
não ouvem bem). Uma fonte de áudio direto
não garante uma boa qualidade de áudio, pois
muitos barulhos podem interferir. Muitas vezes um telesync é
filmado em um cinema vazio ou da cabine de
projeção com uma câmera profissional,
gerando uma melhor qualidade de imagem. A qualidade varia muito, por
isso veja um sample (amostra) antes de baixar o filme por completo. A
maior parte dos Telesyncs são CAMs que foram rotuladas de
forma errada.
TELECINE
(TC)
Uma máquina de telecine copia o filme
digitalmente dos rolos. O som e a imagem costumam ser muito bons, mas
devido ao equipamento e custos envolvidos, os telecine são
muito raros. Geralmente o filme estará com o aspect ratio
(proporção) correto, apesar de existirem telecine
de 4:3 (tela cheia). TC não deve ser confundido com TimeCode
, que é um contador visível e fixo durante todo o
filme.
SCREENER
(SCR)
Uma fita VHS prévia, enviada para locadoras e
vários outros lugares, para uso promocional. Um screener
é fornecido de uma fita VHS e normalmente em 4:3 (tela
cheia), apesar de alguns screener com faixas pretas já terem
sido lançados. A maior desvantagem é um
“ticker” (uma mensagem que aparece na parte de
baixo da tela com os direitos autorais e um telefone anti-pirataria).
Além de que, se a fita tiver algum número de
série, ou qualquer outra marca que possa denunciar a origem
da fita, esses terão de ser escondidos, normalmente com uma
faixa preta em cima. Isso costuma durar apenas uns segundos, mas
infelizmente, em alguma cópias, dura o filme inteiro e
alguns podem ser bem grandes.
R5
se refere a um formato específico de DVD
região 5. Em um esforço para competir com a
pirataria, a indústria decidiu criar esse novo formato que
é produzido mais rápido e mais barato do que os
tradicionais DVDs. O que os difere dos DVDs tradicionais é
que os R5 são tranferidos diretamente de um telecine sem
qualquer tipo de processamento de imagem, e sem nenhum adicional.
Às vezes os DVDs R5 são lançados sem
áudio em inglês, exigindo que os grupos de
pirataria usem o áudio de outra fonte. Nesse caso o release
possui a descrição ".LINE" para distinguir
daqueles que possuem o áudio do original. A qualidade da
imagem de um R5 geralmente pode ser comparada com um DVD screener. No
final de 2006 alguns grupos como o DREAMLIGHT, mSs e PUKKA passaram a
nomear seus Releases de ".R5" e sugeriram a outros grupos que fizessem
o mesmo.
DVDScreener
(DVDscr)
Mesmas condições do screener, mas
com uma fonte de DVD. Normalmente com letterbox (faixas pretas), mas
sem os extras que o DVD final (de venda e/ou aluguel) possa ter. O
ticker não costuma ficar nas faixas pretas, e pode
atrapalhar a visão. Se o “ripador” tiver
o mínimo de conhecimento, um DVDscr deve sair muito bom.
Normalmente passado pra SVCD ou DivX/XviD.
O
que é DVDR RMZ?
DVD-R Remasterizado, é o dvd oficial que
são adicionados audio/legenda/botão em
português mantendo a estrutura completa. Audio em
português é de Bluray, ou seja, a qualidade
é melhor de que um dvd comum, a legenda foi igualada cor e
fonte, ficando igual a original. Qualidade final, ficou igual ou
até melhor que o dvd nacional ainda não
lançado.
DVDRip
Uma cópia do lançamento final do
DVD. Se possível, é lançado na
internet antes mesmo do DVD de venda e/ou aluguel ser
lançado. A qualidade deve ser excelente. DVDrips
são lançados em SVCD e DivX/XviD.
VHSRip
Feitos de VHS de venda e/ou aluguel, sendo a sua maioria
os lançamentos de filmes de esportes e de XXX.
TVRip
Episódios de TV que são de redes
(capturados usando cabos digitais/satélite) ou de
“PRE-AIR”, que usam as fontes de
satélites que mandam o programa pelas redes com alguns dias
de antecedências.
PDTV/HDTV
Os PDTV são capturados de uma TV com
cartão PCI DIGITAL, normalmente gerando os melhores
resultados. Muitas vezes vemos o rip rotulado como HDTV
também, mas as diferenças entre esses dois termos
são apenas técnicas. Os grupos costumam
lançar em SVCD, apesar de rips em VCD/SVCD/DivX/XviD serem
aceitos nos rips de TV.
HR
HDTV
Rip HDTV em alta resolução.
Normalmente tem resoluções: 960 x 528 ou 960 x
544. Um rip HR HDTV de 40~55 minutos tem em média 700 MB. Na
maioria dos casos, o som AC3 5.1 original é mantido.
DVB
DVB é a sigla de Digital Video Broadcasting
(Emissão de Video Digital). Conhecido como padrão
europeu de TV Digital, foi projetado a partir dos anos 80 pelo
consórcio que hoje possui 250 integrantes de 15
países. Desde 1998, está em
operação no Reino Unido, tendo chegado a outros
quatro países da União Européia e
à Austrália. Está previsto para ser
implantado na Índia, na Nova Zelândia e cerca de
outros 20 países. Detém um mercado atual de 270
milhões de receptores.
720P
720 é o numero de linhas verticais, enquanto
que o P significa Progressive scan ou não
entrelaçado. Normalmente tem a
resolução de 1280 x 720.
1080P
1080 é o número de linhas
verticais, enquanto que o P significa Progressive scan ou
não entrelaçado. Normalmente tem a
resolução de 1920 x 1080.
1080i
1080 é o número de linhas
verticais, enquanto que o i significa entrelaçado ou
não Progressive scan. Normalmente tem a
resolução de 1920 x 1080.
WORKPRINT
(WP)
Um workprint é uma cópia do filme
que ainda não foi finalizado. Pode conter cenas faltando,
música, e a qualidade pode variar de excelente a muito ruim.
Alguns WPs são diferentes da versão final (Homens
de Preto está faltando todos os aliens e tem figurantes em
seus lugares) e alguns tem cenas extras (Jay and Silent Bob). WPs podem
ser boas aquisições para a
coleção uma vez que já tenha em
mãos a versão final.
DivX
Reenc
Um DivX re-enc é um filme que foi retirado do
VCD e reencodado num pequeno arquivo DivX. Normalmente são
encontrados nos compartilhadores, e são renomeados como
Filme.Nome.Grupo(1of2). Grupos famosos são SMR e TMD. Esse
formato não vale o download, a menos que você
esteja incerto sobre um filme e quer apenas uma versão de
300MB.
Watermarks
Muitos filmes vem de Asian Silvers/PDVD (veja abaixo) e
esses são marcados pelo pessoal responsável.
Usualmente com uma inicial ou um pequeno logo, geralmente num dos
cantos. Os mais famosos são as marcas d'água "Z"
"A" e "Globe".
Asian
Silvers / PDVD
São produzidos por contrabandistas e
são comprados por alguns grupos que vendem como se fossem
deles. Silvers são baratos e facilmente encontrados em
muitos paíes, e é fácil sair um
release, e é o motivo de ter tantos por aí no
momento, principalmente de grupos pequenos que não duram
mais que alguns lançamentos. PDVDs são a mesma
coisa, mas postos num DVD. Eles têm legendas à
parte, e a qualidade usualmente é melhor que os silvers.
São ripados como um DVD normal, mas são
lançados como VCD normalmente.
SVCD
SVCD é baseado em MPEG-2 (como no DVD), que
permite maiores taxas de variáveis até 2500kbits
em uma definição de 480x480 (NTSC), que
descomprimida em uma relação de aspecto de 4:3.
Devido ao bit-rate variável, o comprimento que
você pode ocupar em um único CDR não
é fixo, geralmente entre 35-60 min.
VCD
É um formato baseado em MPEG-1, com um
bit-rate constante de 1150kbit em uma definição
de 352x240 (NTSC). VCD's são usados geralmente para obter de
uma qualidade mais baixa com o objetivo de tamanhos menores. VCD's e
SVCD's são cronometrados nos minutos e não em MB,
assim que ao olhar um, parecer maior do que a capacidade de disco e na
realidade pode cabe 74min em um CDR74.
XVCD
/ XSVCD
Estes são basicamente VCD/SVCD melhorados.
São ambos capazes de definições e de
melhores taxas, muito mas elevadas. Muito difícil de se
encontrar.
KVCD
e KSVCD
KVCD é uma modificação
ao padrão MPEG-1 e MPEG-2. Habilita criar CDs de 120 minutos
com qualidade perto do DVD em CDs de 80 minutos. Porém
já existe especificações que geram
vídeos de 528x480 (NTSC) e 528x576 (PAL) e MPEG-1 com
bitrate variável entre 64Kbps e 3000Kbps. Usando um
resolução 352x240 (NTSC) ou 352x288 (PAL),
é possível "encodar" vídeos com
até 360 minutos com qualidade perto de um VCD num CD de 80
min.
KDVD
Formato de arquivo 100% compatível com
MPEG_2, capaz de rodar em qualquer DVD Player Standard. Esta tecnologia
habilita 6 horas de filme em Full D-1 720x480 num DVD, ou algo em torno
de 10 horas em Half D-1 352x480 no meso DVD.
AVI
Audio Video Interleave. Formato de vídeo mais
usado em PCs com o Windows. Ele define como o vídeo e o
áudio estão juntos um ao outro, sem especificar
um codec.
MKV
O MKV tem uma qualidade muito superior ao AVI.
É o padrão dos novos discos em alta
definição.
MPEG
É a abreviação de
Motion Picture Expert Group e é a fonte de pesquisa para
formatos de vídeo em geral. Este grupo define
padrões em vídeo digital, estão entre
eles o padrão MPEG1 (usado nos VCDs), o padrão
MPEG2 (usado em DVDs e SVCDS), o padrão MPEG4 e
vários padrões de áudio - entre eles
MP3 e AAC. Arquivos contendo vídeo MPEG-1 ou MPEG-2 podem
usar tanto .mpg quanto .mpeg na extensão.
MOV
Formato criado pela Apple para o Quicktime, o seu
programa de multimídia – também
disponível para Windows.
OGM
Pode ser usado à uma alternativa ao .avi e
pode conter Ogg Vorbis, MP3 e AC3 áudio, todos os formatos
de vídeo, informação por
capítulos e legendas.
VBR
Bitrate Variável. É
possível "encodar" áudio e vídeo com
bitrate variável, o que não usa o mesmo bitrate
para o arquivo inteiro (como no CBR = Bitrate Constante). Partes mais
complicadas do vídeo/áudio vão receber
mais bitrate para que a aparência/sonoridade seja melhor, e
assim como partes menos complicadas irão receber menos
bitrate. Geralmente arquivos com VBR são melhores que outros
que contém CBR.
Bitrate
Bitrate está diretamente ligado à
nitidez (qualidade) do filme/música. Quer dizer que em
formatos de compressão de áudio e
vídeo como MPEG3 e MPEG4, quanto maior for o bitrate mais
vezes por segundo o som ou filme original estará sendo
reproduzido. O bitrate pode variar, sendo que taxas mais altas de
bitrate criam som/vídeo de melhor qualidade.
Aspect
Ratio Tags